Redenexo.pt

Introdução - Visão Geral - Cablagem Estruturada - Equipamentos - Rede Lógica - Certificação - Análise

 

 

Um sistema de cablagem estruturada é entendido como a infra-estrutura interna de telecomunicações, ou seja, cabos e acessórios implantados de forma organizada e em conformidade com as normas aplicáveis, e que vão servir de meio de transmissão para sinais eléctricos de diversos serviços de telecomunicações (voz, dados, imagens), permitindo a evolução e a flexibilidade para responder às necessidades actuais e futuras.

 

Certificado Redenexo(clique para aumentar)

 

A Redenexo, realiza a Certificação de toda a infra-estrutura de cablagem estruturada através de testes efectuados com equipamento específico para detectar eventuais problemas na rede física.

Cabo de pares entrelaçado (Twisted Pair):
» É o cabo utilizado na interligação dos armários de distribuição interna, instalados dentro dos edifícios, com os pontos de telecomunicações instalados nas áreas dos mesmos, em distâncias não superiores a 100 (cem) metros.
» Normalmente são utilizados dois tipos de cabo de pares entrelaçados::

UTP (Unshielded Twisted Pair) – Sem blindagem ;
STP (Shielded Twisted Pair) – Com blindagem..

Cabo Óptico:
» Meio de comunicação adequado à interligação de equipamentos de rede local de computadores instalados em diferentes edifícios, em pontos onde o cabo de par entrelaçado apresenta limitações técnicas. Vulgarmente utilizado nas ligações entre edifícios, o cabo óptico soluciona os problemas referentes à degradação dos sinais, como a atenuação, assim como aqueles ligados à interferências eletromagnéticas.

Acessórios:
» Os acessórios da cablagem estruturada são constituídos pelos armários de distribuição, painéis, blocos, tomadas, cordões, conectores, etc.
» A interligação mecânica destes elementos, permite a criação dos pontos de telecomunicações nas áreas de trabalho e armários de distribuição.
» A utilização dos acessórios em cablagem estruturada possibilita as seguintes vantagens:

Flexibilidade
Facilidade de organização e documentação
Agilidade na solução de falhas
Rapidez na ativação de novos pontos de rede
Consistência nos padrões de instalação

Cablagem Estruturada

Cablagem Estruturada

1 - Armário de Telecomunicações
2 - PABX
3 - Distribuidor Geral
4 - Backbone (interligação de pisos)
5 - Cablagem de distribuição horizontal
6 - Tomadas de Telecomunicações

Desenvolvido por João Assis
Todos os direitos reservados © 2007 Redenexo